29 de abr. de 2010

Gastroplastia mental

O tamanho do estômago de uma pessoa pode aumentar ou diminuir de acordo com a quantidade de alimento que ela ingere?


Sim. O estômago é um músculo que funciona como uma espécie de sanfona, contraindo-se ou dilatando-se de acordo com a necessidade.

Ele pode aumentar até 40 vezes. "Quando uma pessoa está com o estômago totalmente vazio, suas paredes estão praticamente grudadas e vão se abrindo à medida que a comida vai caindo nele através do esofâgo. A capacidade média do estomâgo de uma pessoa adulta normal é de 1 litro e meio de alimentos", explica o gastroenterologista Moacyr Pádoa Vilela, da Escola Paulista de Medicina. Se uma pessoa altera radicalmente a forma de alimentação, com o passar dos anos o tamanho do seu estômago também poderá mudar. Por se tratar de um músculo, funciona a lei do uso e desuso: se a pessoa diminuir o volume de alimento que ingere, seu estômago pode perder até um terço da capacidade de armazenar alimento.
fonte: http://super.abril.com.br/superarquivo/1992/conteudo_113084.shtml

11 comentários:

Tatha Talitha disse...

Poxaaaa muuuuito boa a matéria

bjokas e bjinhos e boa noite para ti :*

Fatima Mazzo disse...

É verdade, se nos habituarmos a comer sempre pouquinho, mas várias vezes ao dia, nosso estomago irá diminuir com o passar do tempo.
É o que tenho tentado fazer. Comer pouco, mas várias vezes ao longo do dia, além de acelerar o metabolismo, diminui o estômago.
Abraço!

Camila Siqueira disse...

Ola..Brian excelente materia adorei, tenha uma ótima noite e sucesso!! bjs

Lei disse...

oi Brian!
ei! valeu pelos comentárioslá no blog! Ajuda muito a visão de fora para acalmar as pirações! :o)

Quanto ao artigo, é a mais pura verdade! E é o que estou tentando fazer com o meu...

beijos

Natalie Angel Jolie disse...

Oi Brian!! è, antes quando eu tava muito descontrolada eu fazia no food pro meu estomago voltar ao "tamanho normal" e só ai eu começava uma RA... agora eu não faço mais isso pq fikei muito doente e tal mas é verdade... se a gente se esforça rola essa gastroplastia mental de verdade... vai fazer 3 meses que faço dieta e a quantidade de comida q me satizfaz hj é infinitamente melhor q a de antes!!!! Respondendo a pergunta q vc me fez la no meu blog, não faço curso na área de comunicação não, só um de Web Developer mesmo, e o módulo q estamos agora é corel. AMo informática e acho q vou fazer Análise de Sistemas... Sim tenho 25 anos e só agora decidi qq quero da minha vida... rsrs a retardatária!!! Bjus e fiquei feliz pela perda de peso hein!! Como diria a Patty, foram pra Gordolândia pra nunca mais voltar!!!! Bjus. PS: eu vi o caso dessas irmãs obesas na Record... q triste neh... :(

Paty disse...

NOSSA BRIAN, ESPERO QUE O MEU ESTÔMAGO TENHA DIMINUIDO UM POUQUINHO!!!!RSRSRSRS

Abraço amigo e vamo que vamo pra mais um final de semana!!!

Mya Schroeder disse...

Eu achava que isso fosse realmente um mito. Que bom agora saber a verdade!


Mya

by Daia disse...

Oiii
NOOOSSSA 40 Vezes...
é muita coisa né!!!
Eu não sabia disto...
o bom é que se reduzirmos nossa alimentação, com o tempo ele passará a pedir menos alimento e a sensação de saciedade virá mais rápido né!!!
Ah, hoje me pesei tenho novidades..hehehe
Um abraço
e bom final de semana pra você

Mirelle disse...

ótima materia :D
muito bom ver detalhes do assunto.
beijos

Anselmo disse...

Oi Brian. Obrigado pelas visitas e comentários que tem feito no meu blog apesar de poucas fazer o mesmo no seu. Peço desculpa por isso. Fiquei sabendo através deste post que o estômago diminui de tamanho conforme o que se come. Espero que com estes quilos perdidos ele já tenha resolvido "encolher" e colaborar na perda de peso.
Abraço e bom fim de semana.

Mirelle disse...

tem selinho pra vc la no meu blog.
bjs :*