17 de abr. de 2009

Ajudando o médico

Após ler o artigo da Mirella G. B. de Castro – Psicóloga (não a conheço), resolvi escrever algumas coisas que ando pensando. Resguardo-me do plágio, indicando a fonte aqui.

Muitos médicos são rotulados como incompetentes por não terem conseguido resolver um problema do paciente. No nosso caso a perda de peso.

Porém, um especialista (seja de qual área for) não tem condições de trabalhar sozinho, é preciso a ajuda do paciente que, “cá pra nóis”, é o maior interessado. Sem essa parceria nada acontece.
É preciso a união entre os conhecimentos especializados do profissional da saúde e à nossa determinação.

Aprender a conhecer as causas também é nossa parte. Podemos, sim, aproveitar os momentos “pós-jacadas” (detesto o termo jacar..rs), para nos conhecer melhor, saber o que nos levou a isso. Uma conversa franca com o meu EU, antes de COMEter aquela farra calórica pode, em muitos casos, adiá-la. Somos um ser completo e não existe divisão, nem só "mente" ou só "físico".

Em minha opinião de LEIGO e, por experiência própria, a obesidade revela a superfície do problema. Os ataques compulsivos à comida apontam sentimentos que precisam ser trabalhados em nós. E, disposto a ser apedrejado, ouso dizer que, não acredito que um endocrinologista ou um nutricionista (somente) resolvam o caso.

Agora, momento de confissão:
Ontem, fui fazer compras no supermercado. Quando estava em direção ao caixa, voltei como um viciado em busca de uma guloseima. Parei em frente á gôndola de chocolates, doces, balas... Olhei, salivei... era o TRex... peguei uma barrinha pequena... e o diálogo começou:
- Poço?
- Eu poço. Sou uma pessoa livre.
- Como vou me sentir?
- Muito Bem, claro!...(e já sentia o gosto daquele chocolate ao leite na boca)
- Vou me sentir mal, depois.
- Poço resistir?
- Poço.


Deixei vagarosamente a barra no lugar e ainda parei para admirar aquelas balinhas fofinhazinhas que iriam derreter em minha boca... aaah!

Que batalha suada, meu Deus! Não me lembro de uma como essas.
O fato não estava em comer chocolate. EU COMO CHOCOLATE, LASANHA, FEIJÃO TROPEIRO, FEIJOADA... sem culpa, mas, o que deixou atordoado foi a minha reação nervosa diante de uma mísera barrinha de chocolate (era pequena mesmo).
Em fim, fui pra casa e comi meus cereais (aveia, linhaça, farelo de trigo, passas etc.) com leite desnatado. Fiquei feliz, vitorioso e não saudosista pelo chocolate. Ainda estou a pensar naquela reação.
~~~~~~~~~~
Pesei hoje: 105,5
Deus é bom!

19 comentários:

Mali disse...

Parabéns!!!
Doces, são a minha maior fraquesa...mantenho a distância para não cair em tentação!!!
Boa sexta!!

Keila Jardim disse...

olááá...
nossa parabens... 1° pela vitora que tem alcançado e segundo pelo blog , que esta lindissimo e serve mto como inspiração para pessoas que como eu, tambem querem emagrecer...

bjao

Paulinho disse...

rsrsrsrsrs, mto bom

gostei da parte em que resistiu ao chocolate

é isso ae, com força e determinação, não há nada de empecilhos

parabéns cara, forças

até mais abraços

Paula disse...

Eu NAO jaco...
tu NAO jacas
ele NAO jaca
nós NAO jacamos
vós NAO jacais
eles nao jacam

Apenas fazendo uso do verbo...hahaha
menino, que batalha hein?
Eu ando meio picareta, ando me dando o "direito" (q absurdo, direito de ser gorda!!!, só se for!!!) de comer uns docinhos...

depois a consciencia pesa...a balnaça pesa pq a banha pesa...rsss

vc ta de parabens!!!
e olha, deus é tchutchuquinho ne?rsss

bjos
bom findy

Renata disse...

Ola, Brian é uma luta sem fim, infelizmente, sera para toda a vida, a RA é algo que penso eu só depende de nós mesmo. Já fui em uns 5 profissionais diferentes, e sem minha força de vontade não dei conta, eles só sabem nos encher de drogas, é sim, para emagrecer e desse lance estou fora, credo.
Pois é estou te acompanhando tambem, já é um grande vencedor.
Sua batalha interna foi o maximo, hehehehe
Bjim
T+

Anônimo disse...

Cara, vc mudou a foto e eu pensei:

- Gente esse blog não é o do Seu Brian... cliquei errado...

Mas é vc meeeeesmo, cara tá até com cara de bom moço, sabia? Antes tinha cara de bravo!!! Gente, vc já mudou muuuuuito!!!!!

Ah, fiz auriculo tb... mostrei até a sua orelha pra pessoa que colocou. Ela fez vários comentários, me falou sobre cada ponto da sua orelha... foi bom! DAÍ fiz tb... menino, mas tem uns que dooooem qd apeeerto!!! Ela falou que o meu é de cristal!!! Ainda não vi nada! Acabei de comer um pedação de cuscus doce... daí vim aqui, li o seu diálogo com o chocolate e me deu aquele nó na garganta... pq eu comi o doce e me arrependi dps... e eu realmente não preciso de nada disso. Minha vida não está nenhuma maravilha, mas a comida só mais atrapalha do que ajuda... é uma grande verdade!!! Olha, vc está de parabéns! Me motivou de um modo muito particular!

Tenha um findi magro e feliz! Prometo que qd voltar aqui trarei boas novidades! bjão

Lugreen disse...

Olá Guerreiro!

E ela foi a nocaute!!!
Viva!!Viva!!
E o vencedor??
Sr. Brian,sim senhor!
Parece pouco, mas não é!
Parabéns!!
Assim vamos nos vencendo e nos conhecendo...afinal você tem fome de quê?
Fisica ou emocional?
Ah e o eu poço, é para brincar com o grande burraco?rsrsrsrsr

Fique bem!

shalom

Décio disse...

fala Brian..blz..parabéns pela resistência ao chocolate, é isso aí..e parabéns pelo novo peso também...Estamos junto nessa luta..abração...

Décio
http://torresmolight.blogspot.com

Liu disse...

Ainda chego nesse estagio, rsrsrsrs... acabo sendo vencida pelos desejos, mas to lutando!
Deus continue te abençoando!

Dani disse...

Oi querido! Legal a foto nova!
Sabe, falei sobre autoconhecimento neste meu ultimo post.. Saber reconhecer o que nos leva a engordar eh fundamental! E acho que isso jah é metade do caminho...
Legal a história do chocolatezinho... O problema que tenho é o seguinte: não tenho um TRex em mim. Tenho uma anaconda e quando ela come só um pedacinho, acorda furiosa querendo mais e mais... Por isso luto tanto! Preciso ser mais forte que ela! E aprender a comer pouco, mas de tudo.
Parabéns pelo peso!
Beijossssssssssss

Geovana Centeno disse...

oi tudo bem, gostei muito do teu blog...vou passar a te visitar...parabens pelo peso eliminado...bom fim de semana light.Abraços!!!

Valérie Roberto disse...

Aquelas gôndolas de doce no mercado são estrategicamente colocadas a´li. Odeio aqueles corredores de doces para chegar no caixa. Acho um absurdo.

Mas adorei o diálogo. é por aí mesmo: tudo nos é permitido, mas nem tudo nos convém. tudo nos é permitido, mas não nos dominaremos por coisa alguma - 1COR 10, 23. ~

Gostei da sugstão da camiseta da NS das Graças. Mas cortina?? Não era tão grande assim não hehehe

beijão

Silvinha disse...

Oi Brian. Você com certeza é um vitorioso por fazer as escolhas certas para o seu corpo. Fazemos centenas de escolhas alimentares por dia, afinal a oferta de comida é imensa né??? O legal é não cair na paranóia que uma alimentação saudável são apenas os legumes, verduras e afins... Podemos comer de tudo, o que precisamos na verdade é de disciplina ao comer e bom senso.

Parabéns pelas metas alcançadas.

Abraços

Nana disse...

Vim aqui pegar exemplos de determinação e deixar de lado minha gula, rs.
Vc é sempre perfeitinho é? Apesar da luta interna, vc sempre escolhe ouvir o anjinho e deixa pra trás o que não vai te ajudar a alcançar seu objetivo. Parabéns!!

Vi sua reguinha e o senhor já perdeu 23kg, menino que maravilha, adoro estes resultados... :)

Mais do que conseguir emagrecer é saber que temos muito mais força do que podemos imaginar. E se conseguimos enfrentar o que nos atormentava a anos, nos fazendo um mal emnorme, qnto mais as outras coisas??!!

Uma semana bem light pra vc!

Jôsy Simões disse...

Parabéns pelo nocaute ao chocolate, KkKk. Mas concordo plenamente com com sua opinião em relação a obesidade. O nosso psicológico conta muito. Quando decidi emagrecer não foi do dia para a noite, era algo que já vinha trabalhando em meu íntimo e tenho certeza que só estou conseguindo seguir em frente pelo resultado desse trabalho, um trabalho árduo que envolve mente, corpo e emoções. Mas você também tem trablhado muito, parabéns pelos 105,500. Forte abraço!!!

Tina disse...

oi Brian, que batalha heim, foi bom você ter resistido, não que uma barrinha de nada dessas(rsrs) fosse atrapalhar o seu emagrecimento,mas o fato de ser vencido por ela é que era o perigo, poderia se sentir fraco e depois ficaria mais difícil o controle, parabéns.

Taís Silva disse...

Pensei que só eu era esquizofrenica!
Já pensei ir no pscicologo para fazer minha RA mas acho que ele vai me mandar para um psiquiatra!
Por que Deus? Por que a Taís gorda consegue gritar mais alto que a Taís magra??? Será que a Taís magra está fraca de mais? Preciso alimentá-la!
Eu hein!
rsrsrsrsrs

Keila Jardim disse...

rss... pra vc ver que ate professores de educação fisica sofrem com as gordurinhas a mais... mesmo sabendo de tudo o que é pra ser feito para evita-las...
bjaooo

Keila Jardim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.