25 de nov. de 2009
Melhoras
23 de nov. de 2009
Vou correndo e não posso parar
3 de nov. de 2009
Estou vivo
Sem tempo para pensar em mim. Não é exagero. Estou cuidando do meu pai. Faço com muito prazer. Estou colocando as coisas no lugar para voltar a viver equilibradamente.
Sou muito grato pelas visitas e incentivos.
Agradeço a compreensão da ausência nos blogs e comentários.
9 de out. de 2009
Postagem Coletiva
5 de out. de 2009
"Novo peso"
Pesei hoje pela manhã e a balança me disse que estou com 104,6. Viva! Na semana passada me exercitei 5 dias. O joelho está quase 100% acho que era ferrugem...rs.rs. Mas, estou indo com cautela sem forçar.
Hoje acompanhei meu pai ao hospital para ser internado. Ele tem problemas de circulação nas pernas, fuma desde "sempre" e já tem 73 anos. Fiquei pensando sobre como podemos estragar o nosso corpo, nosso templo com nosso modo de viver. Com ele foi a cigarro, comigo a má alimentação, a vida sedentária, etc... Meu Deus! Cada porcaria que ingerimos tem suas consequências. Não se trata de nos tornarmos radicais, mas consumirmos com consciência e saber que um dia a conta vai chegar e não tem como entregar para outro pagar, vai se a gente mesmo.
Obrigado pelo incentivo de sempre!
30 de set. de 2009
Postagem Coletiva - Dia Nacional do Combate à Obesidade
Eu já estou participando. Veja o selo no lado esquerdo.
29 de set. de 2009
Voltando à "activia"
- Linhaça (inteira porque é mais barato)
- Aveia (procuro a que estiver mais em conta: flocos finos ou inteiros)
- Fibra de trigo (é como uma palha, não tem gosto de nada)
- Gérmen de trigo
- Gergelim
- Triguilho (aquele para kibe, precisa triturar bem, pois, é muito duro, coloque ele primeiro e bata bem)
- Farinha de maracujá (esse tem gosto forte, uso um pouco menos)
- Castanha de Cajú ou Castanha do Pará ou Amendoim (por causa da caloria não dá para usar todos de uma vez)
28 de set. de 2009
Enquanto houver sol!
Ainda há de haver saída
Nenhuma idéia vale uma vida...
Quando não houver esperança
Quando não restar nem ilusão
Ainda há de haver esperança
Em cada um de nós
Algo de uma criança...
Quando não houver caminho
Mesmo sem amor, sem direção
A sós ninguém está sozinho
É caminhando
Que se faz o caminho...
Quando não houver desejo
Quando não restar nem mesmo dor
Ainda há de haver desejo
Em cada um de nós
Aonde Deus colocou...
Enquanto houver sol
Ainda haverá
Enquanto houver sol
Enquanto houver sol...
18 de ago. de 2009
Pouco tempo

Tempo... falta dele. Esse é o motivo da minha ausência. Estou com uns projetos pessoais, estudos, trabalho...
Estou agarrando com unhas e dentes o caminho (SEM VOLTA) da Reeducação Alimentar. As vezes escapo, mas, sem perder de vista os benefícios maiores de ter uma vida saudável.
Àqueles que comentam aqui e, muitas vezes, demoram em receber a resposta, peço desculpas, não é "pouco caso".
Vou continuar ausente até eu me organizar, mas, estou de olho nos blogs de vocês. Abraços!
5 de ago. de 2009
Motivação para emagrecer
http://www.youtube.com/watch?v=Jv-DVzCspLM
3 de ago. de 2009
Aaahhhgosto

27 de jul. de 2009
O fim-de-semana

O passeio furou :( ... Pensei que hoje seria uma festa de fotos do local, mas não deu. Foi o efeito dominó: um desanimou o outro, o outro... em fim. Só ficou eu e minha esposa animados, e para fazer uma caminhada dessas, pensando na segurança, só nós dois, não dá. Então fica pra próxima. Agradeço pelos incentivos.
Mas não perdi tempo: passei o fim de semana num "esporte espetacular"... piscina, volei, futebol, brincadeiras com as crianças, pique gelo (nunca havia brincado), espinhos no pé (muitos), caça ao rato (esse foi de verdade, lá na dispensa de casa, toda a família participou até a Pit, nossa cachorra de 11 anos, banguela e de cabelos grisalhos. Todos de vassoura na mão. O rato deu olé em todo mundo e ainda conseguiu fugir subindo o muro do quintal, tipo James Bond)... ontem fomos dormir quebrados.
23 de jul. de 2009
Desafio da semana
Esse é o meu desafio dessa semana: Subir a pé 0 Pico do Ibituruna aqui na minha cidade (Governador Valadares-MG). São 1.230 metro de altitude. Vamos eu, esposa, sobrinhos e agregados. Sairemos no sábado às 23h. Assim poderemos ver o sol nascer lá do alto. Estou pegando firme na caminhada e corrida. Parte da subida e descida passa por trilhas, pedras, matos... existe uma estrada, mas, andar por ela o tempo todo não tem graça.
21 de jul. de 2009
Olha o complô
20 de jul. de 2009
Continuo firme!

Estamos aí! Pensei que o mês de junho fosse ser mais tranquilo... que nada. Graças a Deus foi de muito trabalho e coisas da família para resolver e, como o tempo não é de borracha, fiquei sem contato com os companheiros da RA. Agradeço muito mesmo todas as mensagens e incentivos demonstrando o carinho por mim. Estou bem!!!. Fiz exames com um clínico geral. Meu colesterol um pouco elevado, o trigliceres diminuiu. Nem um verminho apareceu..rs. Fui num cardiologista para avaliar o coração. Fiz o eletrocardiograma e o MAPA - Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, estou aguardando o resultado.
Estou com 102,3... um pouco descuidado com a alimentação mas, sempre retomando o rumo, nunca retrocedendo. Não posso jogar fora todo o esforço da mudança e trocar o prazer que tenho tido com o emagrecimento com a vida amarga que vivia antes.
Agora vou colocar as visitas em dia.
1 de jul. de 2009
Balanço(a) de Junho
103,3!!!! Vixe mãinha!!!
Mudei minha meta para julho. É mais realialista pelo momento que estou vivendo.
As coisas não vão bem. Como já sabemos a balança reflete o que está por dentro. E está tudo bagunçado aqui dentro. Será que é a crise dos 40? Mas, ainda faltam 2 anos! Ai, meu Deus! Até a crise é precosse?...rs.rs.rs
De uns dias pra cá, venho percebendo os mesmos sintomas da depressão/stress do ano passado: irritação, sonolência, falta de vontade... na segunda-feira acordei no meio da noite com taquicardia. Deu medo. Tenho tido conpulsão por doces e meus horários estão desregulados. Ontem cheguei em casa do trabalho às 21:20 e saí para caminhar, não estava me aguentando de tão pra baixo. Se eu ficasse em casa quem iria sofrer seria meus filhos e minha querida esposa que me aguenta à quase 12 anos.
Ontem voltei a tomar a fluoxetina e comprarei um fitoterápico a base de Valeriana. Todos receitados pelo médico... sem auto-medicação.
Sobre a fluoxetina, eu havia comprado um vidro com 60 comprimidos em Dez/2008 e ele dura até hoje, pois, a medida em que fui retomando os exercícios físicos e a boa alimentação, fui espaçando o uso do medicamento até ingerí-lo uma vez por semana, no máximo. Às vezes passo 10 dias sem tomá-lo. A Valeriana relaxa e faz o sono ser realmente repousante.
É isso. Só de escrever aqui já me sinto melhor. Preciso "me faxinar" por dentro de por fora.
29 de jun. de 2009
Nosso apoio

25 de jun. de 2009
Instaurar novos hábitos
Ô vida sofrida!!! Estamos aí limpando as lentes para não perder o foco na mudança de hábitos. A balança disse que eu eliminei 500 g... melhor do que engordar...rs. Agora estou com 102,5.
Instaurar novos hábitos e se livrar dos velhos costumes não é nada fácil (quem disse que seria?..rs). Gosto da metáfora-agrícola: é preciso preparar a terra, enterrar a semente, cuidar, vigiar os predadores, esperar crescer e então, colher o fruto. E isso para nós, geração instantânea não é fácil (admiro a filosofia oriental) pois, queremos ver o resultado "pra ontem" daquilo que levamos alguns anos para engolir (literalmente..rs).
O nosso aprendizado é lento, assim como em qualquer nova tarefa, teoria etc.. Lento porque precisa ser duradouro. Precisamos repetir, rever, experimentar, errar em fim, colocar à prova. Precisamos desaprender e reaprender, descobrir novos jeitos de se divertir, de comer (ontem comi pela primeira vez sushi... maravilha divina), viver, amar... abandonar a velharia que nos traz tantos danos.
Acredito que o principal é trabalhar em nós a disposição de mudança. Os radicalismos são temporários. Promesas podem não ser cumpridas. Mudar de dentro para fora de forma gradual, um hábito de cada vez, sempre visando o que queremos nos tornar.
24 de jun. de 2009
23 de jun. de 2009
Notícias
Olá! Tô vivo, correndo, colocando os trabalhos em dia e a vida também. Acredito que as coisas vão melhorar nesse recesso entre um semestre e outro.
Voltando a sanidade mental, aliás, desde semana passada..rs. Estive viajando a trabalho e ainda esta semana vou viajar mais uma vez. Tenho retomado as atividades físicas.
Quem não gosta de elogios, heim? Tenho recebido muitos e isso tem me ajudado a reforçar minha determinação em NÃO VOLTAR ATRÁS. Mesmo que seja devagar, quero chegar ao meu objetivo.
Agradeço a força de sempre!
15 de jun. de 2009
Nova semana, novo peso (a revolta..rs)
8 de jun. de 2009
Nova semana, novo peso
Iniciando a semana com novo peso: 101,8.
Hoje consegui levantar cedo e fazer exercícios. Minha meta esta semana é fazer isso todos os dias. Com esse frio tá muito difícil, mas vamos lá!
4 de jun. de 2009
"Problemas"

Estou com um problemão..... as calças estão frouxas, as roupas estão ficando estranhas..rs.rs... algumas roupas não dão mais para usar. Graças a Deus!!!!
Estava doido para isso acontecer. Quando o "tempo" ($$$$) melhorar, vou providenciar roupas novas. Ganhei três camisas e uma bermuda que ficarão bem daqui a alguns quilinhos. Assim é bom, ajuda na motivação.
Tô no Twitter, me achá lá!
2 de jun. de 2009
Vamos almoçar?
Nossa mãe! Hoje o T-Rex se soltou das agulhas (de acupuntura)..rs
Pão de queijo, refrigerante, pastel, coxinha, bala, biscoito de chocolate... claro que não foi tudo de uma vez. Mas uma coisa eu gostei: me deu enjôo, uma coisa esquesita no estômago, me fazendo lembrar que eu não pertenço mais a esse tipo de vida, porém, se não vigiar o vício volta.
Como disse estou lotado de coisas para fazer e administrando mal o meu tempo. A noite passada foi difícil, a cabeça não descança. Vou tentar dormir mais cedo hoje (agora são 20h50).
A foto a baixo foi de um almoço na semana passada: alface, arroz, feijão, tomate, mexirica, mandioca cozida temperada com alho, cury, cebolinha e salsicha.
1 de jun. de 2009
Próxima Meta
Com muito custo consegui chegar aos 102,2. Estou muito feliz de ter chegado até aqui. Lá se foram 26,3 quilos para a gordolândia. Muitas variações durante o mês e o peso estacionou. Acredito ser a baixa nas atividades físicas, o tempo está curto e a média tem sido duas a três vezes por semana.
Minha próxima meta é 99. Um sonho sair dos três digitos!
Agradeço a todos os comentários e incentivos. Nossa interação tem sido fundamental na perseverança.
26 de mai. de 2009
Vamos tomar café?
Hoje com muito custo venci o frio e fui pedalar e fazer exercícios. Aqui em Gov. Valadares se bate um ventinho a gente logo acha que tá nevando...rs. A cidade faz muito calor! O bem estar que vem depois é impagável.
Há muito tempo sem postar minhas refeições. A máquina estava sem pilhas. Esse foi o meu café da manhã. O que está escondido em baixo dessas cinco rodelas de pepino, das quatro folhas de alface, meia folha de couve e um ovo cozinho é uma fatia de pão com uma fatia de mortadela de frango. Acompanhando um copo de leite desnatado com aveia, linhaça e germem de trigo. Fechei com chá de hortelã com cinco gotas de molho de pimenta. Espetáculo!!!!
21 de mai. de 2009
Funções da Obesidade
Excelente post da nossa companheira Dani (leia na íntegra aqui)
Funções da Obesidade
- Timidez (ou fobia social)
- Medo de ser feliz
- Escudo contra emoções negativas
- Anti-Stress
- Defesa contra a própria sensualidade
- Protesto conjugal
- Consequências de amores obsessivos
- Baixa assertividade
20 de mai. de 2009
A Tirania do Corpo (de Ballone G.J.)
Nos consultórios de psiquiatria começa a aparecer em crescente velocidade os problemas decorrentes da obsessão pelo corpo perfeito.
Algumas mulheres se consideram infelizes ao mostrar uma dobrinha na barriga quando sentam. Alguns mocinhos sacrificam boa parte do tempo em intermináveis e obsessivas horas “puxando ferro” nas academias de musculação. Isso sem contar com aquelas pessoas que atribuem o fracasso da conquista do grande amor a um pequeno excesso de gordura na cintura, a um nariz ligeiramente mais profuso ou a um seio menos farto. Parece estar havendo uma locação anatômica da felicidade, ora no seio, ora no nariz, ora na balança.
O conceito de beleza está associado a ser jovem, como se fosse impossível encontrar o belo fora da juventude. É triste, mas às vezes as pessoas acham que o mais importante é o que aparentam, e não o que são de fato. E é comum dizer-se “– Nossa, você já tem 60 anos? Mas não parece...”. Não parece como? Baseado em que? Ora essa atitude invalida todas as experiências vividas para se chegar aos sessenta, que não se consegue aos trinta ou quarenta.
Alem dos transtornos estimulados pela conjuntura cultural, há ainda o problema imposto às pessoas com sobrepeso (e não obesas). Existem dois agravantes sociais cruciais influindo na vida das pessoas acima do peso ideal; uma influência francamente recriminadora e de exclusão social dos obesos e outra, absolutamente estimulante para a manutenção e desenvolvimento da própria obesidade.
É grosseira e desumana discriminação estética imposta pelos parâmetros ditatoriais das medidas, juntamente com o julgamento do obeso como uma pessoa que não tem força de vontade e que ele é assim por ser preguiçoso. O enfoque discriminatório pode gerar preconceito em relação à pessoa obesa, acaba proporcionando dificuldades para relacionamentos sociais e afetivos, problemas para encontrar emprego e até quadros psiquiátricos gravemente depressivos e conseqüentes a essa marginalização.
Clinicamente a obesidade pode ser considerada hoje uma doença crônica, capaz de provocar ou acelerar o desenvolvimento de outras doenças e que concorre para uma morte mais precocemente. Porém, existem inúmeros estados ou situações entre a obesidade e o simples sobrepeso e as regras de um estado não deveriam ser as mesmas do outro, em termos de felicidade. A obesidade, de fato, deve ser prevenida e corrigida, tendo em vista os sabidos efeitos deletérios sobre a saúde e a qualidade de vida. O sobrepeso, entretanto, deve ser melhor avaliado à luz das repercussões culturais, das restrições sociais e da baixa autoestima que esses fatores estimulam.
Paradoxalmente, em franca contra-posição à tendência repulsiva da sociedade contra a obesidade, a ingestão excessiva de alimentos, desde criança, é bastante estimulada por nossa cultura altamente consumista. A armadilha está no forte apelo cultural através da propaganda, do marketing e da mídia publicitária para a ingestão excessiva de alimentos supérfluos, como balas, bolachas, salgadinhos, cerveja, sorvetes, etc.
18 de mai. de 2009
Novo blogueiro!

Gostaria de passar um link para um blog.
É o Luiz Fernando começou exatamente hoje (dia 18/05) no seu processo de emagrecimento. Mais um homem... oba! (arriscado esse meu comentário, mas, eu sou espada..rs). Quero dizer que quase não se vê homens assumindo suas dificuldades com a obesidade nos blogs.
Vamos dar uma grande força! Deixe seu comentário, um link para contato e torne-se um seguidor. Todos nós sabemos como isso nos faz bem e quanto tem nos ajudado. Visite o o blog clicando aqui.
14 de mai. de 2009
Sem comentários
Tenho corrido em vários blogs para retribuir as visitas (e em alguns novos também), mas estou tendo problemas com o meu navegador e internet. Eu não estou conseguindo postar comentários em agluns blogs: escrevo o comentário e quando tento enviar não vai, não acontece nada. Já tentei intalar e reintalar, mudar de versão e nada acontece. Espero em breve resolver isso para eu registrar minhas visitas também em outros blogs.
12 de mai. de 2009
5 meses de RA

Perdi algumas roupas com muito prazer, ganhei algumas que estavam esperando por mim numa parte do guarda-roupas. Lembro-me de uma vez que ganhei algumas roupas de um conhecido da família que havia feito uma gastroplastia e as roupas haviam ficado largas. Hoje, posso passá-las para frente, pois, não me servem mais!
Estou há 5 meses sem comer hambúrguer (sem sacrifício), há 1 mês sem comer pizza (com um certo sacrifício), há 11 dias sem comer churrasco (nossa!), há 24 horas sem tomar sorvete (meu Deus, que sacrifício), há 15 minutos sem comer empadinha (recheada com frango e palmito... huumm).
Minha família tem consumido mais frutas, legumes e verduras e menos doces e besteiras alimentares. Outra dia me dei contra que estávamos sentados à mesa degustando uma grande melancia que a minha filha (3 anos) me pediu para compra: “Pai, cê tompa meancia?”. Antes seria uma grande pizza com refrigerantes, etc...

A imagem acima é do pedaço do meu cinto que cortei. Preferir cortar um pedaço a aumentar os furos, não quero pensar na possibilidade de voltar a trás. Corto e jogo fora simbolizando o que eliminei.
Meu peso atual é 103,8
11 de mai. de 2009
Algumas notícias sobre a obesidade
Fiquei indignado com essa notícia que li no blog do Anselmo de Portugal. Quanta falta de consciência de uma mãe!!!
Na Holanda uma boa notícia a favor da saúde das crianças e contra os Fast Foods.
80% dos adolescentes gordos permanecerão gordos no futuro e podem vir a desenvolver algum tipo de câncer (veja o vídeo aqui).
Obesidade infantil pode ser definida até 5 anos de idade.
Programa Obesidade em Foco (não conhecia esse programa). Fala sobre uma técnica cirúrgica que altera um dos itestino e não o estômago. Me parece mais uma propaganda dos profissionais, mas vale a pena ver.
5 de mai. de 2009
O que nos motiva?
É por nós toda essa mudança de vida e (depois) o emagrecimento.
Se coloco minha decisão de mudar “nas mãos do outro”, para alguém me aceitar, notar, elogiar, ajudar... seja essa pessoa quem for, já estarei dando um passo para o fracasso.
Digo isso por experiência própria. Já esperei por companheiros de caminhada, academia, dieta etc... Nunca deu certo. Só consegui algum resultado quando agia sozinho, buscando forças em mim mesmo. O senso de necessidade e urgência é subjetivo. Não ignoro a necessidade consciente (ou inconsciente) de aceitação, porém, não posso condicionar minha vontade, minha força de mudança à percepção do outro.
4 de mai. de 2009
De volta do feriado
Mas, voltei com menos 100 gramas: 104,7.
Sobre o churrasco do sábado, antes de ir, comi um cozido de legumes e verduras em casa 40 minutos antes de sair, chegando lá, servi um prato de salada e alguns pedaços de carne, assim não houve tanto espaço para a comilança. Chegando em casa, muito chá verde. No outro dia não senti aquele peso terrível no estômago.
Então, temos mais uma semana pela frente em que temos a oportunidade de escolher nossas atitudes diante dos desafios:
“Se você fugir das suas dores emocionais, elas se tornarão um leão agressivo. Se enfrentá-las, elas se transformarão num animal de estimação. Critique, no silêncio da sua mente, cada sofrimento. Não faça da sua emoção uma lata de lixo dos seus problemas. Proteja-se. Pense antes de reagir diante das ofensas.” – Augusto Cury no livro Dez Leis Para Ser Feliz (Ed. Sextante).
30 de abr. de 2009
Balanço(a) de abril

Fiz uma avaliação da minha Reeducação Alimentar e percebi onde estava pecando: havia diminuído o consumo de frutas, líquidos (água, chás e sucos) e vegetais, estava pulando as refeições não dando muita importância, com isso, comia mais e beliscava entre as refeições. Também não usei os dentes com eficiência (mastigar devagar uma porção menor e triturá-la bem – o estômago não tem dentes, preciso ajudá-lo). O clima não está tão quente e afrouxei na atividade física (tenho sentido menos calor e transpirado muito menos – alguém notou isso, também, com a diminuição do peso?).
O resultado foi o aumento de calorias, a diminuição da saciedade.
Então, nesses dias finais, olhei a bússola e reajustei o leme e, apesar de não ter alcançado a meta, fecho o mês de abril com 104,9 com gostinho de vitória.
Somos um laboratório ambulante e estamos numa fase metabólica onde passamos por mudanças no caminho da evolução. Ressalto que não me refiro à evolução como atingir o IMC ideal, mas, sim a maturidade do ser.
Minha meta para o mês de maio é de 101 quilos. Devagar e sempre!
Agradeço as visitas, comentários e aos novos seguidores do meu blog. Por falta de tempo, às vezes passo pelos blogs, mas, não deixo comentários. Vou colocar as visitas em dia.
27 de abr. de 2009
Nossa responsabilidade
Atolado no trabalho, devagar nas atividades físicas, escorregando no cardápio. Espero que até amanhã (terça-feira) as coisas voltem à normalidade.
O vídeo abaixo é um Globo Reporter sobre obesidade infantil (há outras partes da reportagem). Acredito que além de nos curar, temos um papel fundamental na próxima geração, concientizando-os sobre a obesidade. Assim tenho feito com os meus filhos. Além dos males que essa doença desencadeia, procuro conversar sobre o preconceito em relação as pessoas obesas. Assim como não rimos de um cego, cadeirante etc, não devemos fazer qualquer discriminação com um obeso.
22 de abr. de 2009
Volta do feriado, volta dos números

Quê quê isso?! Ontem à noite eu mandei ver numa macarronada e depois fiz um sanduiche de pão integral+queijo+mordatela+molho shoyo+azeite... Aí que medo!!!! Mas, estava gostoso.
Vou pedir para usarem pregos ao invés de agulhas na seção de acupuntura dessa semana.
Olha o "novo" peso: 106,1... sem desespero. Agradeço a balança por me alertar..rs
17 de abr. de 2009
Ajudando o médico
Muitos médicos são rotulados como incompetentes por não terem conseguido resolver um problema do paciente. No nosso caso a perda de peso.
Porém, um especialista (seja de qual área for) não tem condições de trabalhar sozinho, é preciso a ajuda do paciente que, “cá pra nóis”, é o maior interessado. Sem essa parceria nada acontece.
É preciso a união entre os conhecimentos especializados do profissional da saúde e à nossa determinação.
Aprender a conhecer as causas também é nossa parte. Podemos, sim, aproveitar os momentos “pós-jacadas” (detesto o termo jacar..rs), para nos conhecer melhor, saber o que nos levou a isso. Uma conversa franca com o meu EU, antes de COMEter aquela farra calórica pode, em muitos casos, adiá-la. Somos um ser completo e não existe divisão, nem só "mente" ou só "físico".
Em minha opinião de LEIGO e, por experiência própria, a obesidade revela a superfície do problema. Os ataques compulsivos à comida apontam sentimentos que precisam ser trabalhados em nós. E, disposto a ser apedrejado, ouso dizer que, não acredito que um endocrinologista ou um nutricionista (somente) resolvam o caso.

Ontem, fui fazer compras no supermercado. Quando estava em direção ao caixa, voltei como um viciado em busca de uma guloseima. Parei em frente á gôndola de chocolates, doces, balas... Olhei, salivei... era o TRex... peguei uma barrinha pequena... e o diálogo começou:
- Poço?
- Eu poço. Sou uma pessoa livre.
- Como vou me sentir?
- Muito Bem, claro!...(e já sentia o gosto daquele chocolate ao leite na boca)
- Vou me sentir mal, depois.
- Poço resistir?
- Poço.
Deixei vagarosamente a barra no lugar e ainda parei para admirar aquelas balinhas fofinhazinhas que iriam derreter em minha boca... aaah!
Que batalha suada, meu Deus! Não me lembro de uma como essas.
O fato não estava em comer chocolate. EU COMO CHOCOLATE, LASANHA, FEIJÃO TROPEIRO, FEIJOADA... sem culpa, mas, o que deixou atordoado foi a minha reação nervosa diante de uma mísera barrinha de chocolate (era pequena mesmo).
Em fim, fui pra casa e comi meus cereais (aveia, linhaça, farelo de trigo, passas etc.) com leite desnatado. Fiquei feliz, vitorioso e não saudosista pelo chocolate. Ainda estou a pensar naquela reação.
Pesei hoje: 105,5
Deus é bom!
15 de abr. de 2009
Profissão Reporter
Veja aqui.

Texto extraído do site da Globo
13 de abr. de 2009
Acupuntura e novo peso

Como já havia informado, me entreguei à acupuntura e auriculoacupuntura. Trem bão de mais da conta! Esperei algumas seções para escrever sobre os resultados. Não queria me pegar empolgado, mas, não tenho dúvidas sobre os resultados:
• Minhas dores na panturrilha se foram na primeira seção;
• Houve uma melhora impressionante na ansiedade e, com isso, estou tendo que me lembrar de comer nos horários corretos (milagre!).
• Nas minhas atividades físicas a energia aumentou significativamente.
Eu recomendo!
Sei que o lance das agulhas assusta, mas a verdade é que elas são muito mais finas do que aquelas que temos em casa. E outra, há pontos que não doem! O que sentimos é apenas uma sensação de uma picada como de formiga o que passa em 30 segundos, em média. Após a seção, a gente sai quase flutuando..rs
Quem se interessar aqui está um link para uma lista de doenças tratáveis com acupuntura (destaco o item tratamento da obesidade com supressão do apetite em 95% dos casos).
A foto é da minha orelha. Após a seção, essas sementes de mostarda são afixadas com adesivo em pontos específicos para que eu possa pressionar várias vezes ao dia, durante 5 dias.
A semana que passou foi daquelas gostosas: aniversário dos pimpolhos (6 e 3 anos). Parece que foi ontem que em 2003 peguei aquele zoiudo no colo pela primeira vez e três anos depois, fiquei admirando embasbacado aquela princezinha magrela no berçário da maternidade.
Então, vamos lá... comemorar, tudo ao quadrado: Sorvete², Batata Chips², Pizza², Bala², Chiclete², Bombom²...
Comi sem culpa, porém, menos do que "anormalmente" comeria.
A solução foi “castigar” na atividade física na quinta, sexta e domingo (caminhada, corrida, exercícios e futebol... só para atrapalhar o time adversário, eu não jogo nada).
Meu peso atual é 106.
Viva eu, viva tu, viva o rabo do tatu!
8 de abr. de 2009
Atualizando e MSN
Quero disponibilizar meu MSN
Quando pedir para adicionar, escreva que pegou o meu endereço no blog.
1) Por favor, não envie fotos ou textos de cunho pornográfico e preconceituoso, arquivos de PowerPoint...
2) Eu não uso esse endereço para comunicação em hipótese nenhuma.
Eu acesso a internet, na maior parte do tempo, no meu trabalho, portanto, há momentos em que não posso responder (quase o tempo todo..rs), mas, deixe o seu recado e, assim que possível, entraremos entrando em contato.
3 de abr. de 2009
Novo peso, nova meta
Nem to acreditando. As calças já estão caindo, mas a ficha ainda não. Lá se foram 21 quilos.
Estabeleci uma meta para abril de 104 quilos. Alguém torceu o nariz? É baixa? Penso que ela é prudente, considerando que preciso consolidar os novos hábitos alimentares, a atividade física e a relação com o meu corpo, ou seja, continuar trabalhando internamente sobre o que tenho buscado. Fico assustado com algumas coisas que vejo pelos blogs. Concentram-se na perda de peso e por dentro não buscam a cura interior. É como tratar uma ferida superficialmente.
Então a “coisa” vai além dos números na balança. É o que está por detrás ou no íntimo de cada um de nós que precisamos conhecer. Perfeitos? Não acredito que seremos. O que é ser perfeito? Mas, acredito que podemos identificar nossas fragilidades para lidar melhor com elas e o Tempo se encarrega de trazer a maturidade.
2 de abr. de 2009
Meu peso? Heim?

30 de mar. de 2009
Diário Alimentar

Deve ter sido muito bom o Câmera Record de sexta passada...rs. Havia colocado até um lembre no celular, mas, não deu pra assistir (Se alguém tiver um link para o vídeo do programa, por favor me passe). Fui convocado às pressas para uma conferência sobre Atividade Maxilar Flagelativa da Carne. Traduzindo: Churrasco com Amigos.
Aliás, os festejos começaram na sexta e só terminaram no domingo, porque minha mãe voltou das prolongadas férias na casa da vovó. Então, fomos (eu, esposa e filhos) para as boas-vindas. Que disposição! Mas, não deixei de lado as atividades físicas. Caminhei 6 km no sábado; hoje pela manhã, fiz exercícios localizados em casa já que estava com o tempo apertado... não posso deixar a preguiça montar.
06h: 1 babana
7:50 - Café da manhã: A) 1 fatia de pão integral ligth com pasta de gergelim + 2 colheres (sopa) proteína de soja + 1/2 tomate + 2 cebolinhas B) 150ml de leite desnatado com 1 colher do Meu Cereal* + 2 ameixas secas.
* Meu Cereal: aveia, farelo de trigo, farinha de linhaça, castanha de cajú moída, uva passa e fibra de maracujá.
Lanche: Não (Me distraí com o trabalho. Não façam isso em casa!)
12:30 - Almoço: A) 1 colher de arroz. B) 1 colher (arroz) de feijão. C) 3 colheres (arroz) de vagem refogada com ovo e tomate D) 3 colheres (sopa) abacaxi picado E) 1/2 colher (sopa) de farinha.
16h - Lanche: 1 barra de cereal + 1 copo 200ml suco maracujá.
18:40 - Lanche: 2 biscoitos cream craker light.
20h - Jantar: 6 colheres (arroz) de vagem refogada com ovo e tomate.
Líquido durante o dia: 2,5 litros (incluíndo água e chá).
27 de mar. de 2009
"Estamos" na TV
É hoje, às 22:45h, Câmera Record.
Avise a todos!
Vamos prestigiar nossas colegas lights!!!
Texto extraído do site do programa:
"Você já ouviu falar em grupos de ajuda para emagrecer? Nossos repórteres acompanharam o encontro de um grupo de mulheres acima do peso. O objetivo? Discutir dietas e dividir experiências. Elas já tentaram de tudo, de simpatia à hipnose. Cansadas de seguir conselhos de leigos, hoje se reúnem com a musa inspiradora, Kelly, a mulher que depois de perder 70 kg, criou um blog e virou "guru" das gordinhas que quererem entrar em forma."
Gente, quem é Kelly? Ela tem blog? Qual o endereço?
26 de mar. de 2009
Fracasso

23 de mar. de 2009
Olha a conta!

- Dificuldade de evacuação
- Gravidez, parto, fase pré – menstrual do ciclo
- Factores alimentares
- Posição sentada durante muitas horas
- Obesidade: o excesso de peso também aumenta a pressão nas veias abdominais
- Obstipação, vulgarmente conhecida como prisão de ventre
- Gravidez: em virtude da pressão que o feto exerce sobre as veias da parte inferior do abdome
- Vida sedentária: diminui o estímulo para a digestão dos alimentos e a irrigação sanguínea do ânus
- Componente genético: casos de hemorróidas na família podem indicar predisposição para desenvolver a doença. O inverso também é possível, isto é, desenvolvimento de hemorróidas sem que haja precedentes familiares
- Dieta pobre em fibras e pequena ingestão de líquidos
Novo peso 109,2
16 de mar. de 2009
Novo Peso
~ ~ ~ **** ~ ~ ~
Na sexta-feira comecei meu tratamento com acupuntura e auriculoterapia. Não é bicho de sete cabeças. As agulhas são finíssimas e em 1 minuto (em média) elas param de incomodar. O que é melhor e a sensação de relaxamento. Quanto aos efeitos, ainda é cedo para avaliar e posteriormente eu relato.
~ ~ ~ **** ~ ~ ~
Que bom receber visitas e comentários no meu blog. Me sinto tão prestigiado!
12 de mar. de 2009
Comemorando 3 meses
Novos sabores, novos prazeres, novas pessoas com histórias antigas, já experimentadas por mim, e que suscitam a empatia e o desejo de estender a mão ao mesmo tempo em que busco compreensão.
Novos sentimentos que, por insistência e consciência da necessidade, se instauram lentamente e se contrapõem aos operantes, maléficos, persistentes, aos fundamentados desde a tenra idade distorcendo meus valores, subestimando minhas capacidades e (des)governando minhas relações.
Esses noventa dias foram suados (literalmente). Às vezes me pego travando um diálogo com o meu desejo de comer, que é diferente de ter fome (ainda não sei distinguir precisamente). Pergunto o que está me provocando essa vontade. Nem sempre consigo encontrar a reposta, mas, persisto em entender, domar e destronar esse Tiranossauro Rex.
11 de mar. de 2009
Aventuras Culinárias


> Macarrão com molho feito com lentilha, aveia, molho pronto (tipo Tarantela da Arisco) e queijo magro ralado.
10 de mar. de 2009
Atualizando o peso
Estudos realizados na Alemanha constataram que, quando o excesso de peso de uma pessoa ultrapassa 10%, o seu período de vida é reduzido em 18% e quando esse excesso supera os 30%, o tempo de vida diminui drasticamente para 50%.
Entre as doenças mais comuns causadas pela obesidade estão: arteriosclerose, envelhecimento precoce, celulite, infarto do miocárdio, hipertensão arterial, distúrbios de ordem emocional, etc.
A Medicina Chinesa indica uma alimentação farta em cereais, legumes e verduras e pobre em enlatados, gorduras, carnes e produtos industrializados. Também aconselham a não misturar proteínas e carboidratos na mesma refeição. O objetivo é facilitar ao máximo o processo digestivo, desintoxicar o organismo e aumentar a eliminação.
Quando o organismo está em harmonia, não guarda substâncias indesejáveis.
A beleza exterior também depende da beleza interior. Se a pessoa não estiver emocionalmente equilibrada, não terá harmonia.
4 de mar. de 2009
Remédios que eu tomo

Atitude de enfrentar esse mal que me priva de viver, de participar do crescimento dos meus filhos, de executar tarefas simples e que me faz passar por constrangimentos diversos. Essa doença traz consigo outras tantas. Doenças do corpo e da alma.
Tomo também um comprimido que expande os horizontes: a fé – que é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. Minha fé não é infundada ou baseada no efêmero do ter e, sim, do ser. Acredito que exista um só Deus soberano que faz questão de se relacionar com cada um de nós de modo singular, fazendo de nós sua morada. E eu, como indivíduo cheio de falhas e incertezas, carrego em mim um Ser que me ajuda a pensar antes de comer e quando “como errado”, me mostra o que ocasionou o erro.
Paciência para ver os resultados. Costumo dizer que a obesidade está instalada em mim há muitos anos e não vai ser tão rápido que ela vai embora. Preciso ter paciência comigo mesmo, para me conhecer e saber detectar minhas ansiedades e buscar resolvê-las de maneira saudável e não na comida.
Perseverança. Não posso me desanimar com minha “falta de educação alimentar”. Estou num processo de aprendizado que mudará (e tem mudado) muitas coisas. Preciso ser constante, sem pressa e para sempre, e não afoito e descontrolado. Perseverar é conservar a minha força, minha ação e meu alvo.
Às vezes alguns desses comprimidos perdem a força dentro de mim. Mas, a sempre um novo dia, até o fim de nossos dias.
2 de mar. de 2009
Nova meta
Na semana que passou notei que meu corpo ficou pesado (é uma sensação estranha). Acho que era ressaca da má alimentação do carnaval: comia 4 vezes por dia com espaços longos e não tinha muita opção. Mas, comi feliz, sem culpa na consciência (tenho exercitado isso). Além disso, foram dias sem atividade física. Então, na quinta-feira retomei e a caminhada e a endorfina age como um bálsamo. Impressionante como funciona. Começo a admirar a vida, as pessoas, os lugares...
Tenho tido dores na panturrilha e fiquei muito preocupado. Informando-me sobre isso, li que o stress dos músculos pode causar dores. Às vezes, faço caminhadas duas vezes por dia (6h às 7h e 18h às 19h). Então, vou reduzir o esforço físico para dar uma trégua para os músculos, afinal são 111,9 quilos. Ainda é muita coisa para se mover por aí. Tenho caprichado nos alongamentos (antes, durante e depois) e usado saco de gelo, assim que chego em casa e tem sido muito bom. Por esse motivo, repensei minha meta para o mês de março. Estabeleci uma média de 900 gramas por semana. Eliminar sem pressa e para sempre!
Agradeço os comentários feitos no post anterior sobre as mudanças com o emagrecimento. Foi muito inspirador, para todos.
Vejam essa matéria na Isto É dessa semana:
21 de fev. de 2009
Olha os 112,1 aí, gente! Chora balança!
Parei pra pensar no que tem mudado em minha vida:
Tenho dormido melhor. Acordo descansado porque o ronco e apnéia já não existe (pelo jeito, minha esposa também está dormindo melhor... ninguém merece dormir com alguém roncando do lado). Como conseqüência o dia anda melhor, sem dores nas costas e no pescoço. Também tenho (tinha) uma dor no ombro direito pelo esforço repetitivo devido ao meu trabalho. Agora, quase não me lembro que tenho ombro. Raramente ela aparece. Os exercícios estão sendo fundamentais.
A minha relação com o espaço físico também tem me causado surpresas. Ando em lugares com muita gente (supermercado e feiras, por exemplo) e passo em lugares que antes não passava. E os banheiros públicos de onde eu trabalho? Putz! Aquelas portas não foram feitas pra gente gorda. Pensaram nos cadeirantes, mas não pensaram nos obesos. Passar de lado já estava difícil.
Em fim, parece que realmente quando a gente muda o mundo muda.
A lista é grande e cada um tem as suas dificuldades. Se você que está lendo este post e quiser compartilhar comigo (conosco) o que tem mudado em sua vida, escreva seu comentário. Vou (vamos) adorar ler.
Bom feriado para todos!
19 de fev. de 2009
Panos novos

14 de fev. de 2009
113,3
Saí da farmácia, assim: 113 e 300, 113 e 300, 113 e 300... pra não esquecer. Igual a gente faz quando não pode esquecer um número de telefone, mas, não tem caneta pra anotar. Fui com os meus filhos e nem dei muita atenção ao que eles estavam falando... Não queria ter que voltar à famácia por esquecer o peso...rs.rs.rs
Deus é bom!!
Tenho feito a opção de comer frutas, após às 18h. As vezes acompanhadas com um pão integral ou biscoito. Na quinta-feira eu pedalei 16 quilômetros. Pensei que nem ia levantar para trabalhar, mas fiquei muito bem.
Ontem, encontrei com uma grande amiga e falei pra ela de como o blog e o incentivo dos companheiros blogsferienses têm me ajudado. Ando por aí visitando alguns blogs e confirmando como nossas angústias são idênticas.
12 de fev. de 2009
Batata com Sardinha
Na segunda-feira senti um leve dor na panturrilha que agravou-se após uma caminhada no fim da tarde ao ponto de andar mancando. À noite, me aventurei num enlatado light (sardinha) com pão integral e queijo magro. Pra que! Não dormi direito. Acordei várias vezes com a sensação que a coisa estava parada no meu estomago. Quase engoli um gato pra ver se ele comia a sardinha que não descia nem subia. Na quarta-feira a dor da panturrilha foi embora, mas, o danado do peixe continuou a fazer estragos... não tomei café da manhã, almocei obrigado, somente líquido entrou. Só no início da noite que a coisa ficou melhor. Parece que o danado resolveu mergulhar para as partes escusas, menos iluminadas.
Hoje, levantei bem disposto... pensei: “É hoje que tiro o atraso dos dias que fiquei de molho”. Fui ao banco. Quando desço da moto, piso novamente de mau jeito e a dor da panturrilha volta. Putz!
As forças malignas da obesidade não estão pra brincadeira!
Mas, no meio de tantas vicissitudes, um refrigério: mantive meu peso.
E como nesse blog o assunto sempre passa por comida, para os “distraídos” a panturrilha também é conhecida como batata da perna – logo batata com tanto carboidrato.
8 de fev. de 2009
Pesagem
Então, me sacudi e apertei as caminhadas e os exercícios na academia.
Pesei ontem: 114,3Kg (menos 1,9Kg).
Saí da farmácia (onde sempre peso), andei um quarteirão e voltei... pensei que poderia ser um erro da balança. Subi novamente. 114,3Kg. Meu coração quase saiu pela boca. Parecia criança quando ganha um doce... (opa!) uma fruta.
Agradeci muito a Deus e pensei nos companheiros que me acompanham aqui no blog. Queria logo compartilhar com todos essa minha alegria.