31 de jan de 2009

Pesei hoje

Que sensação boa! Subir numa balança e ver os números menores do que antes: menos 1,7Kg!! Na minha opinião, a balança deve ser encarada como nossa amiga. É ela quem dá o primeiro alerta de que algo não vai bem.

Ontem foi feriado em Governador Valadares e fomos para a casa do meu irmão... churrasco. Levei na bolsa o chá verde (banchá), fiz um litro e meio para substituir o refrigerante. É muito diferente comer carne com um líquido quente. Fica muito mais leve. Também, além de duas colheres de vinagrete e um docinho de leite na sobremesa, não comi outra coisa que não fosse carne. À noite uma fruta e muita água.

Agora vou ali (de mineiro...rs) andar de bicicleta com os filhos e fazer uns exercícios na academia ao ar livre.

Obrigado pelos comentários, visitas e incentivos.

28 de jan de 2009

Sopinha









Experimentei hoje essa sopinha. Nunca ouvi falar de missô. É um ingrediente tradicional da culinária japonesa. Pra quem gosta de soja é uma boa. Eu gostei. Apenas 29 calorias!

27 de jan de 2009

Cardápio do almoço

Como já disse, gosto muito de cozinhar. Porém, sou péssimo com receitas. Faço no improviso.
Meu almoço de hoje:
  • Arroz feito com azeite, linhaça e uma boa dose de alho.
  • Frango com abóbora, aveia e leite (temperos: curry, corante, orégano, alho, pitada de pimenta e sal)
  • Salada: vagem, maçã, beterraba cozida, ovos de codorna (produção própria...rs, temos uma codorna).
Meu filho mais velho (5 anos) aos poucos está parando de reclamar do cardápio.
Pela manhã, caminhada e academia e muita água.

26 de jan de 2009

De volta!

Entre mortos e feridos... salve-me da comilança. “Ganhei” 1 quilo e meio... que presente, heim?! Se não fosse a caminhada, seria bem mais. Graças a Deus pela alegria da parentela em nos receber: papa de milho verde, mandioca com leitoa assada, leite de vaca (e não da Tetra Pak), bolo, churrasco, rosquinha de nata, bananada feita em fogão de lenha.... que disposição.

Hoje já retomei minha saudável rotina. No almoço foi: refogado de vagem com ovo e linhaça, salada de tomate com maçã, frango com abóbora e uma colherinha de arroz.

Obriga a todos pelo incentivo!!!!

10 de jan de 2009

Contra a gordura






Eu uso antes das refeições. Sinceramente, não comprovei o resultado. Eu comprei num supermercado e, lendo sobre, resolvi continuar.

Desafio

Um grande desafio pela frente: férias na casa da parentela, no interior de Minas.
Convoco a toda a irmandade dos blogueiros light a elevarem seus pensamentos ao oráculo da balança e interceder por mim...rs
De lá eu mando notícias.

11 quilos!

11 quilos, 11 quilos... onze, onze... o-n-z-e!!!!!!
"Pega tudo que é seu e...Sssaai, pra nunca mais voltar. Amém"
Perdi e não quero mais encontrar.
Obrigado pelas palavras de incentivo, foram e continuam sendo muito importantes.

9 de jan de 2009

Preconceito

Procurando sobre obesidade e preconceito, li esse artigo e pincei alguns trechos:

Aqueles que sempre foram gordos (como eu) sabem sobre esse assunto. A coisa começa na infância e se estende pela vida afora. E os apelidos? Posso fazer uma lista enorme..rs. Nunca fui daqueles que brigavam por causa dos apelidos, resistir é pior... mas, incomodavam. Hoje, não... sinceramente. Porém, acredito que o apelido é uma ponta do preconceito.

8 de jan de 2009

1 mês de RA

Um mês de RA (Reeducação Alimentar). Saldo positivíssimo! Descobrindo novos sabores, me exercitando, lutando contra a ansiedade que é a minha pior inimiga. E como resultado, além da disposição, ânimo etc., perdi 8,9 quilos! Esperava mais, mas o ritmo foi quebrado pelas chuvas e por alguns deslizes que COMEti. Também não vou me estressar. Demorei 37 anos para chegar aos 128 quilos...rs. Eles não vão embora assim, tão rápido. Sai desse corpo, ele não te pertence!

Esse foi o meu jantar de comemoração: salada de melão com tomate (temperada com shoyo) e alface. Proteína de soja refogada com cebola, azeite, páprica doce, corante, curry, semente de linho (linhaça) e creme de soja na cobertura. Espetáculo!


6 de jan de 2009

Arsenal

Parte do meu arsenal contra a obesidade. Quanto à sopinha, comprei para experimentar. Não gosto muito desses produtos prontos. Prefiro fazer a sopa na munheca.

Não sei qual é melhor o peso na balança ou ver meus pés assim, sem o inchaço. É conseqüência da mudança de hábito e da atividade física. Minha esposa também está dormindo melhor, tô rocando menos... :)

5 de jan de 2009

Salada

Que delícia! Mesmo! Sempre gostei de cozinhar. O pior é quando eu faço “magia negra” na cozinha...rs. Sai cada bomba! Trocentas calorias por milímetro quadrado. Agora estou usando meus dotes culinários para o bem. Me converti..rs..rs.rs

O bom da salada, além dos nutrientes, é que ela te obriga a mastigar mais, ajudando na saciedade da fome. Com o tempo, o paladar vai mudando e a gente acaba apreciando os diversos sabores naturais.

Arrisco-me a dar a receita dessa salada:

• 1 beterraba pequena cozida
• 3 folhas de couve
• 1 tomate médio
• 1 ovo cozido
• 3 azeitonas
• Azeite
• Vinagre de maçã (ou outro)

• Numa vasilha separada, pique a beterraba em cubinho e tempere com azeite e umas gotinhas de vinagre. Deixe na geladeira por 30 minutos para curtir no tempero.
Enquanto isso pique os demais ingredientes para misturar com a beterraba. Não escora o tempero, use-o.

3 de jan de 2009

Circulando

A primeira foto mostra o resultado de dois dias sem caminha e 8 horas diárias de trabalho sedentário em frente a um computador. A segunda foto é o resultado de 12 horas após uma caminhada acompanhada de uma malhação na Academia da Terceira Idade. Tô dentro, é de graça.
Caramba! Quando as pernas estão desse jeito eu sinto uma constante dor do joelho para baixo. É uma pressão que incomoda muito. Aí, é hora de colocar os pés para cima numa almofada, para aliviar.

120!!!!

É, sobrevivi às festas de fim de ano. Pesei hoje e já se foram 8,5Kg. A substituição das calorias é fundamental. Enfrentei quatro festas de arromba entre o dia 25 de dezembro e o dia 1º de janeiro. Não engordei nenhuma grama. Mas, não abandonei as atividades físicas e substituí as bebidas pelo chá verde com sene. A gente acaba se acostumando com o gosto do churrasco misturado com o chá... é mudança de hábitos que estou procurando.

No dia da festa (durante o dia) eu fiz uma alimentação super leve regada com muita água e chá.

Está dando certo! Vitória!

Café da manhã


Um bom café da manhã: leite desnatado com germem de trigo, aveia e linhaça; biscoito de gergelim; meio pãozinho e uma fruta - que não aparece na foto.
A recomedação dos nutricionistas é que devemos fracionar a aliementação em até 6 pequenas refeições diárias: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.